sábado, 9 de abril de 2011

SEMANA DA LEITURA


Durante a semana da leitura, a Edite contou-nos uma história que achámos muito engraçada e que nos entusiasmou bastante: "O Cuquedo".
Ouvimos a história, vimos as imagens e, quando finalmente ía-mos saber como era esse ser tão assustador, que pregava sustos a quem estivesse parado no mesmo lugar, a Edite pregou-nos uma partida (mais uma) e não nos mostrou a imagem onde ele estava. Que maldade!
E não nos restou outra solução, senão imaginá-lo!
Pensávamos que era assim...



Mas afinal era parecido com este que fizémos para participar no projecto " Manta de Histórias", a realizar em parceria com a Biblioteca Municipal e a Bilblioteca da EB de Campo de Besteiros



Também aproveitámos para brincar com a palavra Cuquedo: rimámos, descobrimos outras palavras que começam pela letra "C" e fizémos divisão silábica, trabalhando desta forma a consciência fonológica.
Recontámos a história, fizémos registos, dramatizámo-la utilizando animais que tínhamos na sala e pedimos à Edite para nos fazer uma história para o computador.
Como na história apareciam vários animais, vimos imagens do seu habitat, relacionámos com informações anteriores( "viagem" por África) e logo descobrimos que a acção decorria na savana africana.



Recortámos letras de revistas e depois formámos palavras com os nomes dos animais da história




Fizémos uns Cuquedos para levar para casa


Como todos tínhamos um animal preferido, fizémos uma votação para saber qual o animal da história do Cuquedo que as estrelinhas preferíam e depois fizémos um gráfico e respectivo registo.






Tivémos a mãe da Lara a contar uma história


E a mãe do Simão

E as mães do Bernardo e do Salvador, que nos apresentaram um teatro de sombras...


...e uma actividade musical

...e ainda pintura de mãos!

Nós também quisémos contar histórias aos colegas

Ainda fomos à EB 2,3 do Campo ver uma história em ppt que a professora Carlota nos apresentou

...e ouvir uma história contada pela D. Paula...
...e ainda assistir a um teatro de fantoches apresentado por alguns alunos da escola.



Sem comentários:

Enviar um comentário