domingo, 13 de maio de 2012

Vamos ajudar a Terra?


Esta semana falámos de responsabilidade ambiental. De como estragamos o planeta e o deixamos doente com  alguns comportamentos que temos e daquilo que podemos mudar para podermos continuar a viver neste local lindo que é o planeta Terra.
Observámos algumas imagens e separámo-las. De um lado, as situações que deixam o planeta doente, do outro, as que contribuem para um ambiente saudável. Falámos ainda da importância de separar o lixo para depois ser reciclado.
E, nem de propósito, a mãe do S. veio contar-nos uma história que fala da água, das suas utilizações e, dos cuidados que devemos ter para a poupar.
Esta história fala que uma das utilizações da água é nos campos de arroz e, como também iríamos abordar esse assunto no âmbito da preparação da visita de estudo, emprestou-nos o livro " O ciclo do arroz", que nos ajudou a perceber as várias fases por que passa o arroz desde que é semeado até que chega ao nosso prato.
No JI isto é assim, as conversas são como as cerejas, umas puxam pelas outras,  todos os assuntos  se podem interligar e a colaboração com as famílias dá nisto: uma partilha constante, um acréscimo da informação, um estímulo para querer mais e, consequentemente a criação de um ambiente educativo enriquecedor e proporcionador de aprendizagens significativas e diversificadas.





Sem comentários:

Enviar um comentário