domingo, 19 de maio de 2013

Oceanário de Lisboa - a viagem


Finalmente o dia tão desejado chegou!
Depois de acordarmos muito cedo, lá fomos para a estação de comboios de Santa Comba Dão onde encontrámos os nossos amigos de Mosteiro de Fráguas que também nos quiseram acompanhar nesta aventura.
E logo ali começamos a fazer aprendizagens. Sim, porque era tudo novo para nós, afinal nunca tínhamos andado de comboio. A estação, a bilheteira, o relógio da parede, os carris, tudo era novidade! Tínhamos tantas perguntas...
E de repente, lá ao fundo, vimos aquele gigante de metal aparecer. Chegara a hora de dizermos adeus aos papás e mamãs que ficaram com o coração apertadinho...
E nós numa grande euforia! Já dentro do comboio, deliciámo-nos com os bancos, com as cortinas, com as mesas de apoio, com os túneis, com as pontes, enfim, com tudo!
E as perguntas continuaram. Imensas, toda a viagem: porque é que os comboios não têm cintos de segurança (as aprendizagens anteriores bem presentes), qual o nome da estação a que tínhamos chegado, se faltava muito para Lisboa, quem é que falava no altifalante, etc, etc.
Chegados a Lisboa e depois de almoçarmos (que fome nos deu esta viagem!) fomos para o Oceanário. No caminho ainda vimos um meio de transporte que não conhecíamos- o teleférico, "chaminés" a deitar água e prédios muito altos.
Mas o melhor estava para acontecer. Num instante, transformámo-nos em marinheiros e, seguindo o capitão, mergulhámos numa  fantástica viagem ao fundo do mar à procura de um tesouro. Entre várias espécies de tubarões, raias enormes, estrelas do mar raras, anémonas, medusas, corais, peixes que vivem no escuro e por isso só se vê a sua luzinha, grandes tartarugas, um peixe-lua que se pavoneava à nossa frente, e muitos, muitos, outros peixes, vimos ainda papagaios do mar, pinguins divertidos e três lontras que nos encantaram com as suas exibições de cambalhotas!
E o tesouro?
No fim lá o encontrámos. Afinal já era bem nosso conhecido: é o planeta Terra, aquele em que vivemos  e que aqui relembramos como é importante protegê-lo. 
E estava na hora de voltar. Depois de um geladinho, fomos para a estação, onde vimos muitos comboios a chegar e partir e até tivemos direito a uma chuvinha para animar a espera.
Já no comboio, de regressso a casa, lanchámos e no fim... dormimos. Afinal bem que merecemos este descanso. Portámo-nos muito bem e a Edite está muito orgulhosa de nós! 


À espera na estação de Santa Comba Dão

O comboio - uma novidade para nós


O almoço


Sempre divertidos
   



À espera de mergulharmos no fundo do mar

O fascínio... e a procura de um tesouro




Divertimo-nos com os pinguins

As lontras maravilharam-nos com as suas cambalhotas



Tartarugas verdadeiras

E outras..."voadoras"

A descoberta do tesouro

Regresso - o repouso dos marinheiros

 





1 comentário:

  1. A viagem correu lindamente, os "golfinhos" adoraram e pelos vistos portaram-se muito bem! Obrigada à educadora Edite e às auxiliares por lhes proporcionarem esta visita magnifica!
    Sofia

    ResponderEliminar