domingo, 9 de janeiro de 2011

De volta...


Já lá vai um tempo sem darmos notícias. Alguns problemas que se prendem com aquilo que mais afecta as pessoas actualmente, ou seja, o dia ter "apenas" vinte e quatro horas, não permitiram que mantivéssemos contacto regular com todas as pessoas que gostam de espreitar este nosso cantinho e, dessa forma, seguirem o que por cá se vai fazendo, por isso aqui vão algumas "notícias".

  Quando Novembro estava a chegar ao fim, recebemos uma carta. Era grande, com muitas estrelinhas brilhantes e tinha sido enviada pelos nossos amigos duendes.Faziam-nos um pedido especial: como se aproximava o Natal, pediam-nos para colocarmos na sala um Calendário do Avento e, todos os dias, eles deixariam uma mensagem que nos ajudaria a descobrir o trabalho que, nesse dia, teríamos que realizar.
Como são muito malandrecos, por vezes, escondiam as coisas e faziam-nos procurá-las, mas nós achávamos imensa graça e divertíamo- nos muito.




Para que servirão estas estrelas?

Com as nossas mãos, fizemos esta linda bola de Natal para decorar o átrio da
EB 2,3 de Campo de Besteiros.



Lembram-se das estrelas?
Pois é, foram para casa,acompanhadas por uma quadra que pedia às famílias que colaborassem na sua decoração, e, no regresso, seriam colocadas na nossa árvore de Natal.
Obrigada às famílias, a nossa árvore ficou linda e reflecte o empenho  e a disponibilidade com que sempre acolhem os nossos pedidos.


Desta vez, no estendal do nosso  painel da entrada, pusémos a roupa de alguém muito especial.





Preparámos uma lembrança para os nossos pais...


...que metemos nestes sacos...


...acompanhada por este lindo postal.


No meio de tanto trabalho ainda falamos sobre Segurança em casa e na escola, ouvimos várias histórias relacionadas com o Natal, aprendemos canções, ensaiamos uma peça de teatro e resolvemos problemas como aquele que a Edite  nos colocou quando nos deu três espátulas e meia, em madeira e nos disse para com elas fazermos uma árvore do Natal.
Ufa! Não foi nada fácil para alguns de nós, mas depois de várias tentativas, lá conseguimos. As estrelinhas mais pequenas também fizeram a sua árvore, mas desta vez, desenhando-a numa folha de papel.






E o grande dia chegou!
Numa noite muito fria, os nossos pais começaram a chegar para a nossa festa, que realizámos, como habitualmente com os meninos da sala 2.
Estávamos todos muito ansiosos, e, a Edite, na expetactiva de ver como os mais pequeninos se iriam portar.
Mas já crescemos tanto! Portámo-nos todos muito bem e deixámos todos muito orgulhosos.
Quando pensávamos que a festa já estava a acabar, as nossas mamãs resolveram fazer-nos uma surpresa com a dramatização da história" Ninguém dá prendas ao Pai Natal" e cantando algumas canções.
Ficámos muito contentes com esta surpresa!
Infelizmente a máquina fotográfica resolveu avariar num dia tão especial e, por isso, temos muito poucas fotos da festa. Teremos que nos contentar com as recordações dos momentos agradáveis que estes magníficos pais nos proporcionaram, do convívio que se estabeleceu entre todos e da disponibilidade das mães e das avós que nos brindaram com as suas participações.
Natal também é isto: partilhar, colaborar, surpreender, disponibilizar, conviver...tudo com um objectivo: encher a alma destas crianças!
A todos um grande obrigada!




O Pai Natal não se esqueceu que somos estrelinhas e trouxe-nos um lindo livro dentro destes saquinhos.

 









Gostámos muito de construir cidades,( futuros engenheiros, quem sabe?) mas às vezes é necessário fazer uma pausa no trabalho e reunir para trocar impressões acerca do projecto...





Com o material Cuisenaire trabalhámos a matemática. Os mais pequenos trabalharam conceitos como grande, pequeno e médio, maior, menor, igual, as estrelinhas maiores descobriram como o todo se pode dividir em várias partes, fizeram adicções e subtracções, contagens e comparações e, claro, como somos muito criativos, também descobrimos que com este material se fazem lindos desenhos e construções!




Brincámos com a letra A, descobrimos algumas palavras que começam por esta letra, que as letras podem ser maíusculas ou minúsculas e que há palavras cuja terminação tem o mesmo som e que a isso se chama rimar. Achámos muito engraçada esta brincadeira e agora passámos a vida a treinar...

Sem comentários:

Enviar um comentário