domingo, 23 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Em semana de Reis, ouvimos histórias alusivas à época e preparámo-nos para cumprir a tradição de cantar os Reis. Fizémos as nossas coroas, aprendemos canções, tudo com muito entusiasmo porque o Dia de Reis estava a chegar...só que a meteorologia não estava a ajudar e o dia 6 de Janeiro previa-se muito chuvoso!
Não seria por isso que deixaríamos de festejar esta data. Como tinhamos aprendido que uma das tradições deste dia era comer bolo-rei, e como a Edite nos tinha contado a lenda deste bolo tão especial, decidimos experimentar. Como também achávamos que não gostávamos deste bolo por causa das frutas cristalizadas, decidimos que o levaríamos para casa, para as nossas famílias, dando continuidade ao nosso projecto de recolha de fundos para o apadrinhamento de um cão-guia.
Só nos restava meter mãos à obra. Foi o que fizémos: com a receita para nos dar as indicações( obrigada à colega Elisabete por ter disponibilizado esta receita tão fácil de fazer), pesámos os ingredientes, misturámos pela ordem indicada, cortámos as frutas, mas o melhor estava para vir: modelar os mini bolos-rei. Metemos as mãos na massa, demos a forma, colocamos as frutas por cima, obedecendo a um padrão e levamos ao forno a cozer.
Com esta actividade, além de nos divertirmos, ainda aprendemos a distinguir alimentos sólidos de líquidos,crus de cozidos, calculamos proporções, aprendendemos a utilizar uma balança e, muito importante, aprendemos a ser solidários.
E sabem um segredo?
Descobrimos que afinal gostávamos de bolo-rei! Bem, pelo menos deste que era tão especial...
Aqui ficam algumas imagens...


Sem comentários:

Enviar um comentário